COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

sábado, 25 de agosto de 2012

PES 2013 com campeonato brasileiro


Na última terça-feira (21/8), a Konami, uma das maiores produtoras de jogos do mundo, anunciou a versão 2013 do Pro Evolution Soccer. A principal novidade é a presença do Campeonato Brasileiro, com os 20 times da Série A na nova edição do game.
O crescimento econômico do Brasil, juntamente com a crise na Europa e nos Estados Unidos, fez com que muitas empresas voltassem seus olhos para a América Latina, como forma de manter suas vendasem um bom ritmo. E a indústria de jogos também faz este movimento. Basta lembrar a venda oficial dos três principais consoles no país (Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii). Até a geração anterior, eles só eram revendidos por meio de importadoras por aqui.
A chegada do PES 2013 com o Campeonato Brasileiro incluso é parte desta estratégia de expansão na região. De acordo com dados da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos), atualmente o mercado de games gera R$ 300 milhões para as empresas brasileiras. A expectativa é que este número salte para R$ 3 bilhões em 2016. Estes valores mostram todo o potencial deste setor no país.
A presenção dos times brasileiros em um dos principais games de futebol é uma ótima oportunidade para divulgar os clubes no exterior
O que chama a atenção, no entanto, é a informação de que a Konami teve de negociar individualmente com cada um dos clubes para fechar o contrato. Isso mostra, mais uma vez, como os times estão na contramão da modernidade. A formação de uma Liga, tanto para negociar direito de TV, quanto para outros produtos, seria benéfica para todos.
Os jogos de futebol virtual substituíram os jogos de futebol de botão (muito legais e com o qual eu me diverti muito) na preferência das crianças e adolescentes. A maioria dos fãs de futebol já brincou de controlar seu craque ou time preferido no game. E poder fazer isso com sua equipe do coração é muito bacana!
Saber usar esta plataforma para vender seu produto é mais um desafio para os dirigentes dos principais clubes brasileiros. E eles precisam agir rápido, uma vez que muitos jovens têm tido o primeiro contato com o futebol por meio dos games. E sem a presença dos times nacionais, a chance dos garotos escolherem um clube europeu para torcer é bastante real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário