COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sony anunciará sucessor do PS3 no dia 20


Console terá suporte a jogos sociais e será lançado no fim do ano

Divulgação/Sony
Novo modelo do PlayStation 3 (Divulgação/Sony)
A Sony vai anunciar o sucessor do console PlayStation 3 em um evento que será realizado no dia 20, em Nova York. A companhia japonesa revelou a novidade com o teaser "veja o futuro", tema do encontro que reunirá representantes do mercado e imprensa de todo o mundo.
Segundo o Wall Street Journal, o novo videogame será lançado no final deste ano para concorrer com o próximo Xbox, console da Microsoft, que será anunciado em junho e chegará às lojas às vésperas do Natal. A aposta da Sony, ainda sem nome definido, chega em um momento delicado para o mercado nos Estados Unidos: a venda de consoles sofreu queda de 22% em dezembro, em relação ao mesmo período de 2011, segundo o NPD Group.
A Nintendo, por sua vez, reduziu sua projeção de receita e previu um segundo ano consecutivo de prejuízo anual, em meio à perda de ímpeto nas vendas de seu novo console Wii U, lançado em novembro do ano passado. A nova onda de consoles enfrentará ainda outro desafio: a popularização dos smartphones e tablets, que hoje são usados como plataformas de games, especialmente por jogadores casuais.
Para se adequar ao novo cenário, a Sony planeja incorporar mais recursos para jogos sociais em seu futuro aparelho. Desta vez, contudo, a empresa que introduziu a tecnologia do Blu-Ray no mercado de games não pretende apostar em hardware, mas sim em ferramentas que melhorem a interação do usuário com o console.
Durante o desenvolvimento, a Sony considerou retirar do aparelho o leitor óptico, a fim de apostar no modelo de compra de jogos via download. A companhia japonesa ficou preocupada com o tamanho dos arquivos dos games e com os problemas de conexão ainda presentes em vários países do mundo e acabou voltando atrás da decisão. A Microsoft, por sua vez, também preferiu manter o seu leitor de discos ao invés de adotar a compra on-line de games.
O chip usado no PlayStation 4 será produzido pela Advanced Micro Devices Inc. e não pela International Business Machines Corp. e Toshiba Corp., responsáveis pela produção do Cell, o chip do atual sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário