COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Especial "Os Vingadores": Conheça Thor, o deus do Trovão


DivulgaçãoThor tenta se enturmar com o resto do time
É claro que não dá para dizer que Thor foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Mas o personagem, como nós o conhecemos hoje nos quadrinhos e no cinema, deve muito a esses dois. Afinal, não é qualquer um que olharia para os mitos nórdicos (e gregos) e enxergaria aproximações com os super-heróis dos quadrinhos, apesar de parecer óbvio hoje.

Muito da genialidade vem do fato desses mitos possuírem um material extremamente rico para ser explorado na ficção, ao mesmo tempo que não possuem um autor a quem deve-se pagar royalties pela ideia original. Chega a ser quase um absurdo que Lee e Kirby ganhem por terem reinventado um personagem que era de domínio público.
DivulgaçãoPouco do design original de Kirby mudou ao longo dos anos


Resumindo alguns anos das HQs, Thor foi punido por seu pai, Odin, por conta de sua soberba (e, em parte, por conta de um arranjo de seu irmão de criação, Loki, o deus da Trapaça). Como castigo ele não apenas cai na terra, mas é obrigado a dividir sua existência com o médico Donald Blake. Quando alguém precisa de ajuda, Blake bate com sua bengala no chão e é substituído pelo deus do Trovão.

Thor não seria o mesmo sem seu inseparável martelo, o Mjolnir. Além de ser um artefato de poderes inimagináveis, o Mjolnir também só pode ser levantado por alguém cujo coração seja digno. Algo parecido com a relação entre Excalibur e o Rei Arthur. Thor é extremamente forte mesmo sem o martelo, mas com ele sua vida fica um bocado mais fácil.

No cinema, o personagem é interpretado pelo relativamente desconhecido até então Chris Hemsworth. A direção de Kenneth Branagh ajuda muito na construção do drama na primeira metade do filme, que se passa em Asgard, o lar dos deuses nórdicos. As batalhas com os Gigantes de Gelo são impressionantes e toda a construção do drama shakespeariano é muito interessante.
DivulgaçãoThor e Loki no filme-solo do herói


Aí ele cai na Terra em desgraça e o filme desanda um bocado. Não por falta de esforço de Natalie Portman, que encabeça o elenco de apoio com alguma graça. Mas é que o filme acaba perdendo um bocado do ritmo, parecendo uma refilmagem inflada de “Mestres do Universo” (aquele do He-Man, com o Dolph Lundgreen). Uma pena.

Desde que apareceu na Terra, Thor é um valioso aliado dos Vingadores. E isso parece que vai se repetir no filme da super-equipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário