COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sombras da Noite - Compare os atores da versão original com os do Tim Burton


TV Cult: Sombras da Noite (1966-1971)


Aqui no Brasil, tirando o caso da Malhação, as novelas costumam ter a duração de, digamos, uns 12 meses. Contudo, nos Estados Unidos as novelas (soap operaduram anos, sendo que a principal diferença entre elas e as séries fixa-se na narrativa aberta durando vários capítulos, sempre havendo ao final de um, a promessa de continuidade nos próximos episódios. A série, por sua vez, costuma encontrar a solução no mesmo dia. É com esta contextualização que começo meu post de hoje, já que estarei falando de uma novela americana de muito sucesso durante a década de 60 e que acaba de ser transformada em filme pelo cineasta Tim Burton
Já sabe de qual estou falando?

Dark Shadows - ou Sombras da Noite aqui em terras brasileiras - foi uma novela apresentada pelaABC Television Network entre 27 de junho de 1966 e 02 de abril de 1971. Contrariando o que costumeiramente passava nas telinhas da época, o plot da mesma era sombrio, sendo pioneira na temática sobrenatural. Ainda que nos seus primeiros 06 meses o elemento espiritual não tenha surgido, houve a inclusão de fantasmas após este período. O sucesso, entretanto, fez-se após a inserção do vampiro Barnabas Collins a trama, visto como a personagem mais carismática.

Vale dizer que não só de fantasmas e vampiros o programa era composto, outros membros do sobrenatural vagaram por entre os cômodos daquela mansão; Como lobisomens, zumbis, homens-monstros, bruxas, feiticeiros, viagens no tempo (tanto para o passado e no futuro) e universo paralelo. Temáticas até hoje abraçadas com vitorioso índice de audiência a exemplo de Arquivo XSupernaturalThe Walking Dead eCharmed.

Como a atração televisiva teve diversas nuances durante os anos vou tentar montar uma sinopse: No início apresenta-se Victoria Winters, os membros da família Collins e a mansão Collinwood, localizada no topo da Widow's Hill. Victoria vai trabalhar lá tentando buscar saber mais sobre seu passado misterioso. Ali ela começa avistar fantasmas, receber tratamento hostil de alguns e o encantamento de Barnabas Collins para com ela. Todavia, ele sempre esteve em busca de seu grande amor: Josette Du Pres.

Deixo o vídeo com a abertura original do programa:


Como toda a boa atração que tenha este clima terror/terrir a combinação de histórias bem contadas, frases de efeito, música tenebrosa, uma pitada de aventura e - no caso da soap opera - o melodrama foram essenciais para o status de cult. 

Tamanha é/foi/será a popularidade do Sombras da Noite que mesmo após 30 anos do fim de sua exibição ainda cativa legiões de fãs. Além do programa em si surgiu uma versão em HQ - imagem ao lado, retirada do wikipedia -, isto sem falar da refilmagem para TV ocorrida em 1991 e agora a versão para o cinema lançada em 2012 com o lindo do Johnny Depp, declaradamente apaixonado pela Dark Shadows.
Confira algumas cenas:

Para finalizar resolvi fazer uma comparação entre os atores da novela de 1966 e do filme de 2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário