COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As 10 lutas mais aguardadas de 2012


Peleia braba

O ano de 2011 foi ótimo para o MMA. Tivemos a revelação do fenômeno Jon Jones, que derrotou Ryan Bader e ganhou o cinturão de Maurício Shogun e defendeu o título contra Rampage Jackson e Lyoto Machida. Dan Henderson teve um ano espetacular, mostrando estar em plena forma aos 41 anos, ganhando o cinturão dos meio-pesados de Rafael Feijão, sendo o primeiro homem a nocautear Fedor Emelianenko e vencendo uma verdadeira guerra dentro do octógono com Maurício Shogun. Também foi o ano da volta ao UFC ao Brasil, com o UFC Rio, que teve a superação triunfal de Rodrigo Minotauro, a energia gigantesca da torcida verde e amarela com Paulo Thiago e muito mais. Foi o ano de confrontos incríveis entre os pesos leves, destacando nomes como Donald Cerrone, Dennis Siver, Nate Diaz, Gray Maynard e principalmente o Rocky Balboa da categoria, Frankie Edgar.  Realmente, foi um ano de lutas sensacionais, mas 2012 promete muito mais e eu quero e espero muitas lutas fodas. Veja os combates que eu creio que serão épicos em 2012:
Esse é um combate que não há indícios de que vá acontecer, mas sem dúvida nenhuma seria uma luta sensacional. Frank Mir e Josh Barnett são conhecidos pela sua típica falação antes de uma luta, com provocações dos mais variados tipos e a sua arrogância costumeira. Barnett é um wrestler de primeira linha e já provou isso inúmeras vezes, enquanto Frank Mir demonstrou ser um lutador de jiu-jitsu perigosíssimo no octógono. Ambos são polêmicos, são excelentes grapplers e os dois já venceram Rodrigo Minotauro, outro grappler sensacional. Seria algo bom de se ver.

Uma das coisas mais interessantes que acontecerá esse ano, será a implantação do peso mosca (até 57kg) no UFC. Além de vários lutadores que já são dessa categoria, há aqueles que são muito baixos para o peso galo (até 61kg) e podem descer de categoria tranquilamente. Dana White já afirmou que fará um mini torneio para decidir o primeiro campeão dos moscas e com certeza Demetrious Jonhson e Joseph Benavidez vão se encontrar. Jonhson tem 1,60m e luta em alto nível nos galos, já até lutando pelo cinturão de Dominick Cruz, que é 13cm mais alto que Jonhson. Ele não conseguiu vencer, mas com certeza fará muito bem se baixar de peso e ir para os moscas. Joseph Benavidez é um dos melhores peso galo do mundo, mesmo com 1,63m de altura e o único homem que o derrotou foi justamente o campeão, Dominick Cruz. Esses dois estarão no topo da categoria dos moscas e com toda a certea farão uma luta sensacional.

Essa é uma das revanches mais aguardadas da história do MMA. Quando os dois se enfrentaram, Vitor e Wanderlei eram dois nocauteadores em ascensão e possuiam um estilo de combate agressivo que todos amavam ver. Quando se enfrentaram em São Paulo, houve muitos golpes, mas apenas de um lado. Vitor massacrou Wanderlei Silva e venceu por nocaute técnico em apenas 44 segundos. Depois disso, ambos tornaram-se lendas do esporte, firmando a sua posição entre os melhores strikers do MMA. E claro que Wanderlei passou esses 13 anos pedindo uma revanche. Agora, 14 anos depois, eles vão lutar novamente. E em solo nacional. Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os técnicos do TUF Brasil e vão se enfrentar na final do reality show provavelmente na metade do ano em São Paulo. Já vá guardando o dinheiro do ingresso.

Edson Barboza ganhou muita moral depois do chute cinematográfico que nocauteou Terry Etim no UFC Rio II. Já está na hora do brasileiro ir para o topo da categoria dos leves, pois está invicto, possui quatro vitórias no UFC, três prêmios seguidos de melhor luta da noite e um prêmio de melhor nocaute da noite. Precisa mais? E nada melhor do que colocar Nate Diaz como adversário do brasileiro. O americano tem um boxe incrivelmente preciso e intimidador. Além disso tem cinco prêmios de melhor luta da noite e três de submissão da noite. Alguém ainda tem dúvidas, que esses dois pesos leves fariam um puta lutaço?

O ano de 2011 foi ótimo para Junior Cigano. O brasileiro ganhou muita popularidade sendo o treinador no The Ultimate Fighter 13 ao lado de Brock Lesnar. Mesmo com o gorilão albino não podendo enfrenatr Cigano devido a sua doença no intestino, Shane Carwin assumiu o posto de adversáriod o brasileiro e pagou caro por isso. Cigano castigou Carwin e mandou a mensagem que seus dias de campeão estavam próximos. Não deu outra. Cigano acabou com o temido campeão Cain Velasquez em apenas 1 minutos e 4 segundos. Nocaute. Alistair Overeem  teve um 2010 excelente, ganhando os cinturões do DREAM, K1 e Strikeforce. Em 2011 fez uma luta patética contra Fabrício Werdum e massacrou Brock Lesnar. Será muito interessante ver o temido boxe de Cigano contra o afiado kickboxing de Overeem na disputa de título entre os dois. E já adianto que Overeem não tem queixo de aço não.

Esses dois foram os caras que tiveram o melhor 2011. Jones atropelou todo mundo que passou pela sua frente, vencendo facilmente Ryan Bader, massacrando Maurício Shogun, dominando Rampage Jackson e colocando Lyoto Machida para dormir depois de alguams dificuldades. O moleque está a todo o vapor, assim como o "vovô" Dan Henderson. Aos 41 anos, Hendo parece ter ligado todo o gás de uma vez só. Nocauteou Babalu em dezembro de 2010 e em 2011 nocauteou Rafael Feijão (tornando-se campeão do Strikeforce), obteve um nocaute sensacional em cima de Fedor Emelianenko e fez uma luta histórica com Maurício Shogun. Hendo tem todo o direito de lutar pelo cinturão. Será um duelo de gereações, um lutador muito alto e um relativamente baixo. Hendo tem marretas nas mãos e queixo inquebrável, então com certeza as cosias serão difíceis para o Jon Jones.

Vou lhe dizer porque Lyoto Machida e Maurício Shogun enfrentando-se uma terceira vez seria sensacional. Lyoto venceu o primeiro combate dos dois por decisão unânime, mesmo muitos contestando a vitória. Realmente foi uma luta apertada, mas eu vi claramente a vitória de Lyoto, que apesar de menos agressivo, foi mais efetivo em seus ataques. Lyoto buscou o nocaute diversas vezes, enquanto Shogun usou e abusou dos chutes baixos. Ninguém é nocauteado com chute nas pernas. A luta da revanche atraiu uma enorme atenção da mídia, mas acabou com Shogun botando Lyoto pra dormir ainda no primeiro round. Agora os dois estão exatamente na mesma situação: já foram campeões e perderam para adversários duríssimos. Apesar de virem de derrota, continuam no top 5 da categoria. Está na hora de ver quem é o melhor de uma vez por todas.

Essa luta já deveria ter acontecido em 2011, no UFC 137. Nick Diaz cagou no pau e não compareceu a coletiva de imprensa, Carlos Condit assumiu seu lugar como desafiante e em seguida GSP lesionou-se. Diaz massacrou BJ Penn e então disse que Georges não estava lesionado, mas sim com medo. GSP então fez um pedido pessoal para Dana White: "Quero arrebentar Nick Diaz!". Luta marcada e GSP lesionado novamente. Agora Diaz pega Condit pelo cinturão interino. Uma verdadeira novela, mas que precisa de um desfecho decente. Georges St. Pierre e Nick Diaz tem a obrigação de se enfrentar. O mundo inteiro quer ver essa luta e saber de uma vez por todas quem é o melhor meio-médio da história. Georges St. Pierre é tão bom, que tem lutado confortavelmente, apenas controlando suas lutas. Diaz, pelo contrário, parte pra cima e dá a cara a tapa, vence batendo de verdade. GSP era assim antes e talvez o ódio de Diaz, reviva esse antigo Georges St. Pierre que todos gostavam. Um perfeiro duelo de mocinho e bandido. Eu vou torcer pelo bandido. 

Esse é o casal principal da novela mexicana que virou a categoria dos meio-pesados do UFC. Jon Jones e Rashad Evans vivem uma relação de amro e ódio: de grandes amigos que treinavam juntos com Greg Jackson a inimigos declarados que só querem arrebentar um ao outro. Não dá pra saber se é apenas azar ou que algum deles esteja fugindo do combate, mas sempre que os dois vão se enfrentar, algum imprevisto acontece. Acredito que Rashad seja o lutador mais completo da categoria hoje e já passou da hora de lutar pelo cinturão. Mais uma vez ele precisa lutar por uma vaga que já deveria ser sua e vencer Phil Davis, ganhando assim a tão esperada luta com Jon Jones. Os dois possuem um estilo de combate muito parecido, um conhece o jogo do outro e o ódio dos dois vai pesar durante a luta. Quem tem chances de vencer? Aquele que tiver mais sangue frio.

Essa é a luta que o mundo inteiro quer ver. No primeiro confronto, Anderson foi massacrado pelo americano Chael Sonnen durante os cinco rounds, mas o brasileiro mostrou que não é campeão por acaso e conseguiu encaixar um triângulo e vencer o combate. Depois da luta, Anderson revelou ter lutado com a costela quebrada e Chael Sonnen foi pego no exame antidoping e suspenso do UFC. Desde então Sonnen tem feito uma provocação atrás da outra, intimando Anderson para o combate e ofendendo lutadores e o povo brasileiro. Sonnen precisa passar por Mark Munhoz para poder enfrentar Anderson Silva, que se recupera de uma lesão. Caso Sonnen vença, será a chance de ver quem dos dois é realmente o melhor, já que os dois vão sestar lutando em condições perfeitas, sem desempenho baixo por lesão ou desempenho alto por drogas. E sem dúvida, esse combate precisa ser no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário