COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

domingo, 29 de janeiro de 2012

Paulo Coelho, o pirata


Nunca pensei que fosse falar de Paulo Coelho aqui neste blog, mas vejam só: ao acessar o site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay , a gente dá de cara com ele (imagem ao lado). A mensagem diz: "O PirateBay orgulhosamente promove Paulo Coelho".
Trata-se de uma iniciativa do Pirate Bay para promover artistas que defendem o compartilhamento livre de informações. Foi o próprio Paulo Coelho que decidiu participar.
Até pode parecer estranho, afinal de contas, trata-se de um gritante incentivo à pirataria dos livros do escritor. Só que, na verdade, isso só prova que Paulo Coelho realmente entende a lógica da internet.
Recentemente, em seu blog, o escritor chegou a fazer duras e sensatas críticas ao Sopa, polêmico projeto de lei antipirataria que estava em discussão no Congresso americano. Uns trechos:
"Como um autor, eu deveria estar defendendo 'propriedade intelectual', mas eu não estou."
"Quanto mais pessoas pirateiam um livro, melhor."
"Piratear uma obra pode funcionar como uma introdução para o trabalho de um artista. Se você gosta, então vai querer tê-lo em sua casa. Uma boa ideia não precisa proteção. O resto é ganância ou ignorância".
A íntegra pode ser conferida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário