COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

domingo, 22 de janeiro de 2012

O que é o SOPA e como ele vai nos afetar


SOPA
Bem amigos da Rede Globo, hoje venho falar de um assunto que alguns já conhecem, e a maioria provavelmente não conhece. o SOPA.

O que é SOPA?

O SOPA é um projeto de lei americano que propõe terminar totalmente com a pirataria virtual, censurando-a, como o próprio nome já diz, Stop Online Piracy  Act. Ou seja, a internet que todos conhecem, não existirá mais.

Isso vai afetar você

Sabe quando nós ouvimos falar de algo, mas nunca esperamos que ele realmente aconteça? Então, era exatamente assim que eu me sentia sobre o assunto. Mas agora, percebo que isso vai afetar à todos nós.

O que vai mudar?

Tudo. Tudo mesmo.
- Não existirão mais vídeos de música sem Copyright no Youtube, ou qualquer outro site;
- Você não poderá clicar com o botão direito em uma imagem da web e salvá-la no seu computador;
- Provavelmente sites como Twitter e Facebook sairão do ar, pois eles terão de se responsabilizar pelo conteúdo que seus usuários publicam na rede;
- Sites de download, como 4Shared e Megaupload serão banidos da rede;
- A Wikipédia não existirá mais;
- Muitas outras coisas.
Essa lei, se aprovada, regirá apenas, nos sites dos Estados Unidos, mas lembre-se: Mais de 50% do conteúdo da Web é de lá. Sites como Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, Amazon, 9GAG, Reddit, 4Chan, eBay protestam contra essa causa.

Segurança

Caso a lei entre em vigor, a database da Web deverá ser mudada. Mas o que é isso? Pense em um blog. Todo bonitinho, organizadinho, tudo montado. Agora, pra ele ser assim, alguém tem que montar isso. E não, não é um programa feito, que você arrasta os widgets pra lá e pra cá, e ele monta tudo. A pessoa que faz um blog tem que escrever todo o código fonte, o famoso HTML. Ou seja, cada site tem um código fonte. A internet também, e, conforme esperado, é bem maior e mais complexo. E esse código deverá ser alterado para a lei entrar em vigor. Ou seja, códigos de segurança serão alterados, comprometendo a segurança da rede e de seus usuários.

Um comentário:

  1. APRENDA A CITAR A FONTE, BABACA. POST ORIGINAL, IDENTICO, POR SINAL: http://losmodafocas.com/o-que-e-o-sopa-e-como-ele-vai-nos-afetar/

    ResponderExcluir