COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ainda há oponentes para Jon Jones?



No UFC 145 nesse último fim de semana, Jon Jones mais uma vez venceu o combate sem grandes dificuldades. Rashad Evans, seu ex parceiro de treinos e desafeto, fez o que pode mas não conseguiu abalar o campeão. E agora? Será que Jon Jones é mesmo o fenômeno que tem mostrado ser? Ainda há alguém para derrotá-lo na categoria dos meio-pesados? Uma coisa é certa: ninguém é invencível. Mas do jeito que as coisas andam, Jones está se aproximando disso, pois há poucas opções de adversários agora. Quais lutadores podem ser seus oponentes? Continue Lendo e confira:
Algum tempo atrás eu fiz um post chamado "Quem vai vencer Jon Jones?", mas devido aos acontecimentos após aquilo, a lista deverá ser atualizada. Bem atualizada. Antes de lerem esse post, seria interessante verem esse antigo, principalmente a parte de Anderson Silva, que claramente não se encaixa como um dos prováveis adversários. Será uma luta que vai ficar no imaginário.

Dan Henderson já está definido como o próximo adversário de Jon Jones e essa pode ser a luta da vida de Hendo. Ele já foi campeão de duas categorias de peso do PRIDE ao mesmo tempo, assim como já foi campeão dos meio-pesados do Strikeforce e só falta um cinturão do UFC em sua coleção. Hendo tem um queixo inquebrável, uma mão pesadíssima e consegue impor o seu corpo contra o adversário na grade. Hendo tem gabarito e atualmente é o único nome de peso que está no caminho de Jones. Dan Henderson pode fazer história se vencer Jon Jones e a chance dele é encurtar a distância e encaixar o seu poderoso cruzado de direita. 

O que prejudica a luta de Hendo é justamente o tamanho de Jones. Com 1,94m de altura e 2,15m de envergadura contra os 1,80m tanto de altura e envergadura de Henderson. Além do mais, Jones está com apenas 24 anos e já mostrou que tem muito fôlego, enquanto Hendo já está sentindo o peso da idade. Pudemos ver isso na luta contra Maurício Shogun, quando seu fôlego caiu muito a partir do terceiro round e ele apenas sobreviveu ao combate. Mesmo com algumas desvantagens, Dan Henderson será um grande adversário, pois tudo o que ele quer para encerrar a sua carreira é o cinturão. Mas se o contrário acontecer e Jones vencê-lo, o jovem campeão irá se consagrar definitivamente como um dos melhores da história. Principalmente se vencer por nocaute. 


O sueco Alexander Gustafsson é o lutador que mais se aproxima fisicamente de Jon Jones. Ele é alto, ágil e tem uma boa envergadura. Não tão boa quanto a de Jones, mas mesmo assim seria o adversário mais alto do campeão. E você se pergunta: e dai? E daí que todos os adversários de Jones até o momento eram bem mais baixos que ele. Jones é um grande striker, mas fazendo uma análise de suas lutas, é possível notar que ele acerta muito mais os seus golpes devido a sua envergadura e tamanho do que pela precisão. Diferente de Anderson Silva, por exemplo, que além de ter uma grande envergadura, possui golpes muito precisos. Isso é algo que Jones vai adquirir com o tempo, entretanto, uma luta contra Gustafsson tiraria um pouco Jones da zona de conforto na luta em pé. 

Qual a desvantagem do sueco? Ninguém ganha uma luta apenas com o tamanho. Gustafsson é um lutador em evolução, mas está claramente muito abaixo do nível de Jon Jones, que por acaso também está evoluindo luta após luta. Gustafsson também é jovem, tem 25 anos, e possui um bom cartel, então mais algum tempo de treino pode colocá-lo no caminho do atual campeão.

A categoria dos meio-pesados tem muitos lutadores de alto nível. E Jon Jones já derrotou todos. Ganhou o cinturão massacrando Maurício Shogun, não tomou conhecimento de Rampage Jackson em sua primeira defesa, passou perigo na luta contra Lyoto Machida mas conseguiu finalizar e dominou Rashad Evans. Em suas quatro últimas lutas, Jon Jones venceu quatro ex-campeões da categoria. Esses quatro sujeitos estão em um nível muito próximo e por muito tempo a categoria foi chamada de imprevisível graças a eles. Shogun venceu Rampage, Rampage venceu Lyoto, Lyoto venceu Rashad e esse venceu Rampage. O que esses quatro precisam fazer para lutar novamente contra Jon Jones e ter uma chance de vencê-lo?

As últimas lutas de Rampage foram desastrosas. Foi dominado por Rashad Evans, venceu Lyoto com uma decisão bastante contestada e fez uma luta fraca contra o mediano Matt Hamil. Ganhou uma chance pelo cinturão. Foi dominado por Jon Jones e então finalizado com um mata-leão e já na luta seguinte foi dominado por Ryan Bader, que venceu na decisão dos jurados. Rampage andou lutando lesionado, então ele precisa primeiro recuperar-se de sua lesão e então voltar e lutar como homem, partindo pro combate mesmo.

Rashad Evans lutou bem, mas não ofereceu perigo para Jones com exceção do primeiro round.  Rashad não pode deixar que essa derrote o abale, afinal de contas, foi apenas a segunda derrota em sua carreira. O americano precisa trabalhar melhor a curta distância para poder encaixar os golpes, já que a envergadura de Jones é bem maior. Além disso, é só voltar a ser o lutador inteligente que sempre foi.

Maurício Shogun vem de derrota para Dan Henderson, o atual desafiante de Jon Jones, em uma luta histórica. Shogun precisa melhorar o seu condicionamento físico e trabalhar a trocação, porque mesmo ele sendo um excelente striker, vai precisar de muito mais precisão. Lyoto Machida perdeu para Jon Jones, depois de levar perigo real para o campeão no primeiro round. A luta contra Lyoto ainda é a luta em que Jones ficou mais preocupado e buscou encerrá-la o mais breve possível. Machida não tem muito o que fazer no momento, porque ele é um artista marcial completo. Resumindo: Lyoto Machida e Maurício Shogun só tem uma coisa a fazer: enfrentar um ao outro. Machida x Shogun III é uma luta que todo mundo quer ver e como os dois vem de derrota, isso poderia definir de uma vez quem continua como desafiante em potencial do cinturão.

Outra alternativa para enfrentar Jones, são alguns lutadores da categoria dos pesados. Mark Hunt, Cain Velasquez, Pat Barry e Roy Nelson são pesos pesados de estatura baixa para a categoria e baixos até para Jon Jones, mas esses sujeitos já estão habituados a lutar com adversários mais altos e fortes. Além disso, Jon Jones é um peso pesado nato, baixando muito o seu peso para poder ficar no limite dos meio-pesados, que é 93kg. Acredito que esses lutadores em especial teriam muito mais a fazer na categoria dos meio-pesados do que dos pesados, mas é uma chance remota, já que eles possuem dificuldades em baixar o peso. O mais apto a fazer isso é o ex-campeão dos pesados, Cain Velasquez.

E você? Quem você aponta como possível adversário para Jon Jones? Concorda comigo? Discorda? Quer me xingar? Deixe seu pitaco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário