COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

sábado, 12 de maio de 2012

Como criar fotos HDR facilmente?


Just a regular street - by Mozart
HDR, sigla para High Dynamic Range, é uma técnica fotográfica para capturar detalhes e nuances de uma imagem que não poderiam ser capturadas naturalmente, apenas com uma foto, uma abertura de obturador, uma velocidade. Normalmente se utiliza mais de uma exposição de uma mesma imagem, com diferentes níveis de luminosidade, mas também pode ser simulado utilizando filtros e plugins do Photoshop e outros programas gráficos.
Aqui nesse artigo, vou ensinar como fazer o efeito sem o uso de aplicativos gráficos, apenas um site, que faz quase todo o trabalho por você.

Primeiro passo: tire 3 fotos com diferentes graus de iluminação

Você pode fazer isso de várias formas, a mais fácil é utilizando a compensação de luz de sua câmera (preferencialmente uma DSLR). Use o tripé ou um apoio para que a câmera não se mova entre uma foto e outra.
  1. Tire uma foto normal, utilizando a abertura e velocidade que você normalmente utilizaria, sem compensação de luminosidade (utilize o modo manual);
  2. Coloque a compensação de luminosidade em -2 EV e bata uma nova foto (não mude mais nada);
  3. Depois mude a compensação para +2 EV e bata a terceira foto (de novo, sem mudar outras coisas).
O segundo modo e mais preciso de registrar as 3 fotos em diferentes graus de luminosidade é utilizando diferentes velocidades de exposição.
  1. Coloque em modo manual e tire uma foto normal, com abertura e velocidade compatíveis com o ambiente que você está registrando;
  2. Agora diminua a velocidade 2 ou 3 pontos, fazendo com que a exposição ocorra por mais tempo, dessa forma registrando uma foto mais clara;
  3. Por último, tire outra foto com uma velocidade maior em 2 ou 3 pontos (relativo a velocidade da foto 1), fazendo uma foto com menor tempo de exposição e consequentemente mais escura.

Segundo passo: gerando sua foto HDR

Agora que você já tem suas 3 fotos, independente do método escolhido acima, salve elas com nomes diferentes (“normal”, “clara” e “escura”, por exemplo) em seu computador e abra o site YoHDR.com. Procure por essa caixa:
yohdr-select-pics
  1. Clique no botão “Pick dark photo” e selecione sua foto mais escura das 3 que você tirou
  2. Depois clique no botão “Pick normal photo” e selecione a primeira foto, a normal
  3. A seguir clique no botão “Pick bright photo” e selecione a foto mais clara que você tirou
  4. Por último clique no botão “Upload
Suas fotos serão processadas pelo site e vai demorar um pouquinho de acordo com a qualidade da foto (se o arquivo for muito grande ou não). Após o processamento, ela será exibida no alto da tela e dois botões “Vivid” e “Natural” ficarão abaixo da foto, para que você escolha qual delas quer baixar. Clique em cada botão e salve as imagens em seu computador, depois você pode escolher qual delas usar.
Fácil, não? :) Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário