COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Entendendo o MMA - parte 1 - teoria geral


ufc arena
Com a expansão do MMA tradicional pelo mundo e agora na fase pós-UFC Rio com a retorno ao Brasil do maior evento da atualidade. Existe uma grande necessidade de entender como funciona,  qual a dinâmica do combate, como saber o que está acontecendo e quem está ganhando de fato.
Vou tentar explicar como funciona esse jogo e algumas terminologias, tudo de forma simples, e que provavelmente vai mudar a forma que você, que está chegando agora nesse mundo, enxerga o combate. Não é um guia absoluto e nem vai te tornar um especialista, mas é o bastante para entender o que acontece de verdade.

1. ARENA

No MMA tradicional a arena pode ter dois formatos, ringue ou jaula. Nos eventos nacionais você vai encontrar uma maior quantidade de combates no formato ringue, mas devido ao crescimento e popularização do ufc, os eventos adotando jaula vem aumentando bastante.
As jaulas costumam ter alguns formatos diferenciados, o mais popular é o Octógono, que por ser patenteado pela Zuffa (UFC) acaba sendo usado apenas por eles. Outros eventos que usam jaula, como o Strikeforce adotaram um formato de hexágono, mas que aos olhos do público acaba não tendo muita diferença. Pouca gente repara que a jaula tem seis e não oito lados. Alguns outros eventos usam jaulas quase redondas, apresentando um formato circular.
Os fãs mais antigos, que acompanhavam os eventos japoneses como o Pride, estão mais acostumados com o ringue, e seguem com uma forte resistência contra as jaulas. O ringue não permite que o jogo continue quando encostado nas cordas, levando o combate de volta para o centro, isso torna as lutas mais dinâmicas e mais difíceis de ficarem paradas. É fácil observar a diferença dos combates entre os formatos de arena.

2. EQUIPAMENTOS

Competidores tem autonomia para escolherem a roupa que querem, normalmente optam por bermudassungões ou bermudas de muay thaiKimonos, calças e outras roupas de artes tradicionais acabaram sendo abandonadas por dificultar a locomoção e aumentar a vulnerabilidade, permitindo ser segurado com mais facilidade.
As luvas utilizadas normalmente são de 7oz (onças). Os atletas recebem um a aplicação de vaselina no rosto antes de subirem na arena, para diminuir o atrito da luva na pele, dificultando que cortes faciais ocorram. Os outros equipamentos utilizados são protetores de boca, e coquilhas(protetores genitais).

3. DURAÇÃO DO COMBATE

Atualmente o padrão é de 3 rounds de 5 minutos para lutas sem disputa de titulo ou 5 rounds de 5 minutos para lutas disputando cinturão ou eventos principais(UFC). Nos eventos mais antigos como o Pride e o Meca no Brasil, custumava-se ter 10 minutos no primeiro round, e 5 minutos nos dois últimos. Em caso de empate ao termino dos 3 ou 5 rounds, não são adicionados rounds extras, as lutas são classificadas como empate “draw”. Os intervalos entre os rounds são de 1 minuto.

4. NÃO VALE TUDO

Dentro de um universo onde quase tudo é válido é importante entender o que está fora das regras, segue o resumo básico:
  • Não vale cabeçada, dedo no olho, mordida e puxar o cabelo
  • Não vale atacar a boca do adversário com a mão aberta
  • Não vale atacar a virilha do adversário
  • Não vale enfiar o dedo em qualquer orifício ou corte do lutador
  • Não vale manipular articulações pequenas dos adversários, atacar a coluna ou a nuca
  • Não vale usar a ponta do cotovelo na cabeça de um oponente caído e atacar a garganta
  • Não vale atacar a garganta, beliscar e arranhar e agarrar a clavícula
  • Não vale chutar ou dar joelhada na cabeça do adversário no chão
  • Não vale atacar o rim do adversário
  • Não vale arremessar o oponente de cabeça no chão, nem atirar o adversário para fora do octógono
  • Não vale segurar o calção e luvas e nem cuspir
  • Não pode segurar na grade do octógono
  • Não vale atacar adversário no intervalo, após a luta ou quando ele está sob cuidados dos juízes
  • O corner não pode interfirir na luta, nem jogar a toalha


5. INFORMAÇÕES EXTRAS (será atualizado freqüentemente)

  • Card: O Conjunto de lutas que acontecerá em um evento
  • Cartel: Quantidade de lutas vencidas por um lutador
  • Cutman: Responsável por tratar os cortes 
  • Ring Girl: As meninas que passam com as placas numerando os rounds
  • Corner: Mesmo tendo muitos deles num octagon, o corner é a metade da jaula, vermelho ou azul; Corner é chamado também o membro da equipe do atleta responsável por dar instruções técnicas no intervalo dos rounds
  • UFC: Principal evento de MMA em atividade. Criado pelo Brasileiro Rorion Gracie adquirido pela Zuffa em 2001
  • WEC: Sigla para world extreme cagefighting, evento da Zuffa, que foi unificado ao UFC. Era bem mais legal antes.
  • M-1 (MMA ONE): Evento de MMA em formato Ringue organizado pela empresa do russo  Emilianenko Fedor
  • K-1: Evento de artes marciais mistas exclusivo para lutadores strikers* 
  • ADCC: Evento de artes marciais mistas para grapplers*
  • Jungle Fight: Principal evento brasileiro, porta de entrada dos lutadores para eventos estrangeiros.
  • Luta Livre: Esporte onde o objetivo é derrubar o oponente e manter as costas dele no chão, é o nome dado no Brasil para o Wrestling
——————————————————————————————
* Strikers - Lutadores que trabalham com golpes contundentes (ex: karate, muay thai, taekwondo, kickboxing)
* Grapplers – Lutadores de Lutas de Chão (ex: Jiu-Jitsu, Wrestling, Sambo)
MMA Tradicional: Uso o termo para diferenciar eventos onde existe uma interação total entre as artes marciais, mas sem limitações de foco (striker ou grappler). Eventos como K1 ou ADCC podem ser considerados MMA uma vez que misturam várias artes marciais, mas tem suas próprias limitações.
Na parte 2 abordo alguns conceitos de luta, objetivos e diferença de estilos. função, Trato também sobre a posição de cada lutador em um combate e as probabilidades dentro da luta. 
aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário