COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Starlite: A maior invenção do século XX que ninguém nunca ouviu falar


Starlite é um material capaz de resistir ao impacto de 75 Hiroshimas… mas porque ele continua desconhecido?

Starlite foi criado pelo quimico amador e ex-cabeleireiro Inglês Maurice Ward (1933-2011). Ele tinha 71 anos quando decidiu inventar um material “que não queimasse facilmente”.
No laboratório no fundo do quintal, Maurice desenvolveu a formula do Starlite combinando polímeros e cerâmicas em uma batedeira de bolo. O resultado é um material tão resistente que é capaz de suportar o impacto de uma bomba atômica.
Os Ingleses foram apresentados ao Starlite durante uma demonstração ao vivo na BBC em 1993.
No programa Tomorrow’s World, uma cobertura fina de Starlite manteve um ovo cru e intacto depois de 2 minutos na ponta de um maçarico.
Impressionados com o material, a NASA entrou em contato com Maurice depois que o Ministro da Defesa da época, Sir Ronald Mason, se declarou entusiasmado com o potencial do Starlite:
“Maurice fala algumas baboseiras cientificas, mas o material é realmente impressionante”
Porém, Maurice morreu em 2011 sem revelar a formula do Starlite. Por temer engenharia reversa, ele nunca registrou a patente ou cedeu amostras. Alias, a única ocasião em que Maurice perdeu uma porção do Starlite de vista foi durante os testes nucleares realizados pelo governo americano.
Apesar de ter recebido inúmeras propostas milionárias, Maurice acreditava que seu segredo valia bilhões de dólares e exigia 51% do lucro gerado com a tecnologia.
A família de Maurice, que herdou algumas amostras de Starlite, ainda não decidiu se deve cedê-las para analise. Enquanto isso, pode se dizer que a maior invenção do século XX continua perdida, talvez para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário