COOLTURAL

COOLTURAL
Cultura, entretenimento e mundo geek

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ramones - Influenciando gerações




Antes do punk o rock era extravagante: grandes shows em grandes lugares, grandes solos de guitarra . No meio da década, uma revolução estava começando nos EUA. Bandas como o New York Dolls, The Patti Smith Band, Television e os Ramones tiraram a grandeza do rock e retornaram às suas raízes. Os Ramones faziam um rock de alta voltagem. Suas músicas duravam, no máximo, dois minutos. Eles resumiram a regra sagrada do punk: três acordes, no máximo, por música e nada de solos virtuosos d guitarra. Cultivaram um visual pra combinar com a música
O ano era 1974, período em que as rádios americanas obrigavam todos seus ouvintes a escutarem dezenas de acordes de guitarra e toda uma super produção onde valia mais o virtuosismo dos músicos do que o da sua mola propulsora, a adrenalina. Enquanto isso, em Forest Hills, subúrbio de Nova York, três rapazes juntam-se para seguir o caminho oposto de tudo aquilo, compram uns instrumentos baratos e com uma primeira formação, Johnny (guitarra), Joey (bateria) e DeeDee (baixo e vocal) começam a ensaiar temas curtos e rápidos. Com o tempo Tommy entra no grupo assumindo a bateria e a line up da banda foi reconstruída, com Joey indo para os vocais, Johnny permanecendo na guitarra e DeeDee no baixo. Como eram fãs dos Beatles, adotaram Ramone como sobrenome (Ramone foi o nome homônimo usado por Paul McCartney, na época em que os Beatles iam para a Alemanha, para se hospedar em hotéis em uma tentativa de despistar a imprensa e os fãs) surgindo assim o nome da banda: THE RAMONES. Os quatro rapazes conseguem marcar uma primeira apresentação num clube novaiorquino chamado C.B.G.B.(Country Blue-Grass and Blues) onde deveria ser palco apenas para as bandas de country. Com um repertório de 16 músicas (todas com menos de 3 minutos) e usando jaquetas de couro, calças jeans rasgadas e o habitual tênis sujo, chegam ao final do ano com 25 apresentações no C.B.G.B..

 Nos primeiros ensaios os Ramones tentaram tocar músicas de outras bandas, mas não conseguiram. Então decidiram escrever suas próprias músicas.I Don't Wanna Walk Around With You foi escrita no primeiro ensaio. Depois eles escreveriam I Don't Wanna Get Involved With You, I Don't Wanna Be Learned, I Don't Wanna Be Tamed (o título era a letra inteira, mas Joey cantava "Timed" no lugar de "Tamed") e I Don't Wanna Go Down To The Basement. Eles não haviam escrito nenhuma música "positiva" (isto é, sem as palavras "I Don't") até surgir a música Now I Wanna Sniff Some Glue. Logo após, It's A Long Way Back To Germany, Blitzkrieg Bop, I Don't Care e Babysitter foram adicionadas ao repertório.
Em 1975 conseguiram um contrato de cinco anos com a gravadora Sire Records. Seu primeiro LP, Ramones, lançado em 1976, foi o primeiro disco de Punk Rock da história, inaugurando o estilo e tinha 14 músicas rápidas e curtas e a duração do álbum era de pouco mais de 29 minutos este é considerado um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.Gravado no dia 31 de dezembro de 1977 It's Alive  , foi considerado por muitos como um dos cinco álbuns ao vivo mais importantes da história do rock, com 28 faixas englobando os três primeiros discos. Foi o último registro do baterista Tommy na banda ( Substituído por Mark Ramone que não faço questão de comentar sobre o próprio .)
Após acabar o auge do punk o Ramones continuou lançando discos e lotando os seus shows , mas não tinham o reconhecimento que mereciam pela mídia.
Fim do Ramones apenas em 1994 os outros Ramones ficaram sabendo que o vocalista Joey estava com câncer. Em 95, Joey deixou claro que os Ramones teriam que parar de fazer shows. O vocalista estava ficando cada vez mais cansado e debilitado, afinal não era nada fácil fazer shows longos e intensos, coberto por jaqueta de couro e iluminação forte. Além da saúde debilitada do vocalista, o grande problema dos Ramones eram os vários anos de tensão e pouca comunicação entre os integrantes. O fim da banda não era oficializado mas comunicaram à imprensa que um último disco seria gravado.  Nesse clima, foi lançado ¡Adios Amigos!. Depois disso os Ramones ficaram um ano excursionando e fazendo os últimos shows pelas principais cidades do mundo. O último show dos Ramones aconteceu no dia 6 de agosto de 1996 no Palace em Hollywood. Chamaram vários convidados como Eddie Vedder, Lemmy Kilmister, Tim e Lars do Rancid, Chris Cornelldo Soundgarden e Dee Dee Ramone. A última vez que eles todos se reuniram (exceto Richie) foi em 99 no lançamento da compilação Hey Ho Let's Go, pela Rhino e antes disso no final de 97 no lançamento da box set We're Outta Here.
E assim acabava a maior banda de Punk Rock  e umas da maiores da musica . Joey lutava contra o câncer linfático e planejava seu disco solo. No final do ano 2000 o câncer deu uma trégua e o vocalista ainda fragilizado finalizava seu álbum junto com Daniel Rey. Mas em dezembro Joey escorregou no gelo da calçada à frente de seu apartamento e quebrou a bacia. A medicação do tratamento foi interrompida para que uma cirurgia fosse realizada e assim o câncer se alastrou. Num domingo de Páscoa no dia 15 de abril de 2001 Joey Ramone faleceu. A notícia abalou milhares de fãs do mundo inteiro. Ele era um dos símbolos do punk e um dos vocalistas e personagens mais influentes e queridas da história do rock e da música.
Atos influenciados

Diversas bandas têm os Ramones como principal influência. Seus primeiros concertos na Inglaterra, influenciaram grandes nomes do Punk Rock, como os Sex Pistols e The Clash. Influenciaram também grandes nomes do Punk e do Hardcore, como Bad Religion, Black Flag, Dead Kennedys e Social Distortion. Outras bandas que foram influenciadas foram as da cena pós-punk, como The Smiths e The Cure, entre outras. Também bandas de pop-punk como The Vindictives, The Queers, The Mr. T Experience e The Beatnik Termites tiveram os Ramones como principal influência, e algumas dessas bandas regravaram os álbuns: Ramones, Leave Home, Rocket to Russia, Road to Ruin e Pleasant Dreams.
Em 1990 os Ramones já recebiam tributos (o primeiro deles intitulado Gabba Gabba Hey!), e a música composta por Lemmy, do Motörhead, "R.A.M.O.N.E.S.". O tributo We're A Happy Familydestaca grandes nomes do rock, como Metallica, U2, Green Day, The Offspring e Kiss. Os Ramones tiveram mais diversas homenagens, tributos e viraram até musical. Intitulada Gabba Gabba Hey, a peça estreou na Austrália e tem ambição de entrar em cartaz na Broadway.
No Brasil, uma forte influência ramônica é encontrada em uma das bandas mais salientes do hardcore nacional. Grandes fãs dos Ramones, a banda Raimundos fez grande sucesso no país. E no seu sétimo disco, Éramos Quatro, homenagearam seus ídolos com dez regravações, contando inclusive com Marky Ramone nas baquetas.Também a banda Tequila Baby do Punk Rock do sul do pais e chegaram a gravar um Cd e um DVD ao vivo com Marky Ramone

Quando eu escutava / escuto Ramones , não consigo ficar calado ou parado , mesmo não tendo acompanhado eles você sente o que eles querem passar  um feeling  de ‘’ vamos  moleque você não pode ficar ae parado  faz alguma coisa ‘’ , Ramones não precisavam mais que 3 acordes e 2 minutos de musica para transmitir o que eles queriam , Ramones não precisavam de solos de guitarra para levar o publico ao delírio , pois do início ao fim todas musicas dos Ramones eram cantadas como se fossem as ultimas por Joey Ramone e quando ele não conseguiu mais fazer isso por ocasião do câncer , ele parou , mesmo recebendo propostas tentadoras  que fariam muitas bandas sacanas por ae tocarem até pagode .
RAMONES ACABOU, MAS CONTINUA VIVO EM TODOS OS VERDADEIROS ROQUEIROS!
 Gabba Gabba Hey!  Gabba gabba we accept you we accept you one of usGabba gabba we accept you we accept you one of us Gabba Gabba Hey! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário